Lei que permite uso da Bíblias em escolas é promulgada em Conquista da Vitória

  • 20/08/2025
Lei que permite uso da Bíblias em escolas é promulgada em Conquista da Vitória
Lei que permite uso da Bíblias em escolas é promulgada em Conquista da Vitória (Foto: Reprodução)

Uma lei que autoriza o uso da Bíblia como material complementar em escolas municipais de Conquista da Vitória, na Bahia, foi promulgada no início de agosto.

A Lei 3.029/2025, de autoria do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), foi aprovada pela Câmara Municipal com 17 votos dos 23 vereadores, no dia 4 de junho. O único que votou contra a proposta foi o vereador Alexandre Xandó, do PT.

O texto estabelece o uso opcional da Bíblia como material de apoio na sala de aula, e que os alunos não serão obrigados a participar das atividades que utilizem as Escrituras, conforme a liberdade religiosa prevista na Constituição Federal.

Após dois meses da aprovação do PL na Câmara, a promulgação da lei aconteceu de forma automática já que a prefeita Sheila Lemos (UB) não se manifestou para vetar ou sancionar o projeto.

Assim, a legislação foi promulgada pelo presidente da Casa Legislativa, Ivan Cordeiro (PL), e entrou em vigor.

Conforme a Lei Orgânica do Município (LOM), um Projeto de Lei aprovado pela Câmara deve ser enviado à Prefeitura no prazo máximo de cinco dias. 

Então, o Executivo tem quinze dias para sancionar ou não a lei. Passado o prazo legal, a falta de ação do prefeito causa a sanção da lei automaticamente.

Alvo de críticas

Desde que o projeto de lei começou a ser discutido na Câmara de Vereadores, foi alvo de críticas por parte de movimentos sociais e organizações ligadas à educação.

O Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) alegou que a lei é “uma grave afronta aos princípios que regem o Estado laico”.

Uma carta assinada por mais de dez organizações, incluindo a União de Mulheres de Vitória da Conquista e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), pediu o arquivamento do projeto de lei à Câmara Municipal.

Em nota divulgada em 6 de junho, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) afirmou que a aprovação do PL foi “mais uma expressão do avanço do fundamentalismo religioso nas instituições públicas”.

Leis aprovadas

Projetos de lei semelhantes sobre o uso da Bíblia em escolas já foram aprovados em diversas cidades e estados do Brasil. 

A Câmara de Vereadores de Joinville, em Santa Catarina, aprovou o Projeto de Lei 147/2025, que permite a Bíblia como recurso paradidático nas escolas públicas e particulares da cidade, em 12 de agosto.

No dia 7 de agosto, um projeto de lei que prevê a distribuição de Bíblias em escolas estaduais do Ceará foi aprovado.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais, também aprovou o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas da cidade.

Em Manaus (AM), foi sancionada a Lei nº 1.332/2009, permitindo a utilização das Escrituras como conteúdo complementar em escolas públicas e privadas.

Em Rio Branco (AC), o projeto de lei “Bíblia nas Escolas” foi aprovado no ano passado, autorizando a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas. Assim como em Belo Horizonte (MG), através da promulgação da lei 11.862/2025, em maio deste ano.

Em Porto Alegre (RS), um projeto de lei que prevê que Bíblias sejam disponibilizadas para o uso de alunos e professores nas bibliotecas das escolas municipais está em discussão na Câmara de Vereadores.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/lei-que-permite-uso-da-biblias-em-escolas-e-promulgada-em-conquista-da-vitoria.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes