Escola cristã é tomada pelo regime ditatorial na Nicarágua

  • 20/08/2025
Escola cristã é tomada pelo regime ditatorial na Nicarágua
Escola cristã é tomada pelo regime ditatorial na Nicarágua (Foto: Reprodução)

O regime ditatorial de Daniel Ortega continua restringindo a liberdade religiosa e fechando instituições cristãs na Nicarágua.

Recentemente, as autoridades tomaram uma escola da Congregação das Irmãs de São José.

O fechamento da escola como instituição cristã e a expropriação do local foi anunciado pela co-presidente do país, Rosario Murillo, na última terça-feira (19).

A esposa de Ortega alegou que o colégio foi usado para “torturar e matar” apoiadores sandinistas durante os protestos contra o governo em 2018. Porém, Rosario não apresentou provas ou testemunhas para as acusações.

“Temos um novo centro educacional. Esta é uma vitória pela paz, a paz que vivemos, protegemos e merecemos. [Ele foi] transferida para o Estado por ser emblemática da barbárie”, disse a co-presidente.

Segundo a Portas Abertas, o processo de tomada da escola foi feito de forma apressada e arbitrária. 

O regime planeja reabrir o local com um novo nome, homenageando um líder político sandinista – movimento político nacionalista de esquerda da Nicarágua – na próxima semana.

Cerca de 600 alunos, do jardim de infância ao ensino médio, estudarão no local sob a política de educação gratuita do Estado. A Escola São José existia há 40 anos e era administrada por líderes cristãs.

Em janeiro deste ano, duas propriedades de igrejas – o Seminário San Luis Gonzaga e o centro de retiro espiritual La Cartuja – também foram tomados de forma ilegal pelo governo ditatorial.

Igrejas fechadas e líderes perseguidos 

A Nicarágua enfrenta uma crise política, social e de liberdades que se agravou após as polêmicas eleições gerais realizadas em 7 de novembro de 2021, quando Daniel Ortega foi reeleito para um quinto mandato.

Desde os protestos contra o regime ditatorial em 2018, os cristãos se tornaram alvos de repressão e restrições em sua liberdade religiosa.

A Portas Abertas relatou que a comunidade cristã nicaraguense tem se oposto ao regime de Ortega há anos, com líderes cristãos criticando a repressão violenta de manifestantes e as restrições à liberdade de expressão.

Desde 2018, o governo fechou mais de 5.400 ONGs, sendo que várias delas eram cristãs. Mais de 256 igrejas evangélicas foram fechadas pelo governo nos últimos quatro anos, segundo a organização de direitos humanos Nicarágua Nunca Más.

Pelo menos 200 líderes religiosos fugiram do país. Mais de 20 foram foram destituídos de sua cidadania e 65 foram indiciados por conspiração e outras acusações.

Segundo o diretor do ministério Mountain Gateway, John Britton Hancock, que também foi alvo do governo Ortega, há 100 pastores presos neste momento.

A Nicarágua ocupa a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, que classifica os 50 países em que os cristãos são mais perseguidos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/escola-crista-e-tomada-pelo-regime-ditatorial-na-nicaragua.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes